Objetivo
I – Introdução

 

 A eficiência e eficácia na gestão e fiscalização dos contratos administrativos são de fundamental importância para o bom andamento dos serviços contratados pela administração pública. Dessa forma se faz necessário que os agentes públicos, envolvidos no processo, estejam preparados para exercer tais atribuições com total segurança e conhecimento das regras e procedimentos que regulam a execução contratual.

 

Por esta razão, surge a iniciativa de proporcionar um curso relacionado ao tema de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, buscando evidenciar seus conceitos, atribuições, responsabilidades e competências na execução das atividades, possibilitando compartilhar experiências práticas voltadas para construção de um

 

II – Objetivos

 

 

? Identificar a competência e responsabilidade do gestor e do fiscal de contrato;

? Capacitar o participante para a gestão e fiscalização da execução dos contratos com a Administração Pública;

 

 

III – Público Alvo

 

 Gestores; Fiscais de contratos; Técnicos e assessores da Administração Pública; Auditores, advogados e consultores em geral; Servidores de Tribunais de Contas e dos órgãos de controle interno


 IV - Conteúdo programático

 

CONCEITOS TEÓRICOS – CONTRATOS X CONVÊNIOS

1.1 Introdução;

1.2 Diferença entre Contrato X Convenio;

1.3 Contrato de Repasse; Termo de Parceria; Termo de Cooperação e Contrato de   Gestão – OS (Organizações   sociais);

1.4 Legislação sobre Contratos

 

COMO FORMULAR UM CONTRATO

 

2 - Clareza e precisão as condições para sua execução, expressas em cláusulas que definam os direitos, obrigações e responsabilidades das partes, em conformidade com os termos da licitação e da proposta a que se vinculam.

 

3 -FISCALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS: (GESTOR O FISCAL DE CONTRATOS)

3. Os procedimentos de fiscalização e de gestão da qualidade do serviço,

3.1 Instrução Normativa Número 02 de 30 de abril de 2008;

3.3 Execução e Fiscalização;

3.4 – Novo Acórdão do TCU -1.225-2018 – Obrigatoriedade de Capacitar e Treinar o Fiscal de Contrato.

 

4 - COMO PROCEDER COM OS PAGAMENTOS

4.1 Pagamentos com contrato de repasses;

4.2 Controle dos Contratos e sua Execução Orçamentária

4.3 Forma e Execução do Contrato.

 

5 - EXECUÇÃO FALHAS COMUNS.

 5.1 Aceitação de documentação inidônea, Nota Fiscal/Fatura com campos incompletos, principalmente quanto à data de emissão;

 

b) valor da Nota Fiscal/Fatura incompatível com a proposta apresentada pela Contratada;

 

c) ausência de assinatura no termos de recebimento provisório e definitivo, bem como ausência de identificação/carimbo de quem os assina.

 

 6 – Público Alvo:

 

Exposição da teoria, dinâmicas e discussões de casos práticos no cotidiano das entidades da administração pública: Federal, Estadual e Municipal.

 

7 – Instrutor e Facilitador

 

Professor Jorge Santos Nascimento

Servidor Público Estadual há 37 anos do Governo do Estado da Bahia;

Diretor Financeiro de Órgãos como: 
i) Fundação Luís Eduardo Magalhães;
ii) Instituto de Meio Ambiente do Estado da Bahia - Inema;

- Passagens por várias Secretarias de Estado da Bahia e no Poder Legislativo, como:

a)    Sec. da Administração;

b)    Sec. de Governo;

c)    Sec. de Turismo;

d)     Sec. de Comunicação (onde atua no Controle Interno).

e)    Assessor Parlamentar da Assembleia Legislativa.

-Passagens por Prefeituras:

Foi Secretário da Fazenda de Camaçari/Ba; e,

Secretário de Fazenda, Administração e Planejamento de Juazeiro/BA.

Atuou como Consultor em Cidades como: São Paulo - Capital, e diversas Cidades do Estado da Bahia e Pernambuco.

É professor de Curso Pós Graduação da Universidade Católica de Salvador e da UCS/SAEB - Universidade Corporativa do Servidor Público do Estado da Bahia ;
Palestrante, e especialista em:

Gestão, Controladoria e Auditoria em Contas Públicas Municipais e Direito Público Municipal.

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